Secretário de Saúde fala sobre coordenação da CIR e comenta os desafios da saúde na região
06/02/2017 - 17h13 em Política

O Secretário de Saúde de Pio IX, Dr. Luis Pereira de Alencar na última semana foi eleito coordenador da Comissão de Intergestores Regional (CIR) na região do Vale do Guaribas. É mais um cargo de liderança que o gestor acumula, haja visto que além de secretário de uma das principais pastas da admnistração pública da cidade é também Presidente do Sindicato Rural local.

Nessa entrevista exclusiva você vai entender o papel do gestor a frente da CIR e saber por que aumenta a representatividade do município na região após a eleição. 

Luis Pereira também faz duras críticas ao Governo do Estado e fala dos avanços e desafios existentes na saúde de Pio IX, e demonstra gratidão a Prefeita Regina.

Lucas Andrade : O que é a CIR? 

Luís Pereira – Comissão Intergestores Regional – é uma instância  de negociação, articulação e decisão quanto aos aspectos operacionais do SUS, no âmbito da Região de Saúde, caracterizando-se como espaço de decisão, através da identificação, definição de prioridades e de pactuação de soluções para a organização de uma rede regional de ações e serviços de atenção à saúde , integrada e resolutiva. 

Lucas Andrade : Porque se colocar candidato a coordenador da entidade? 

Luís Pereira – Faz muitos anos que trabalho na área da saúde, como profissional da saúde que sou, e também como gestor, fui diretor do Hospital de Pio IX e do Hospital de Fronteiras, fui coordenador da saúde bucal em Pio IX e hoje estou como secretário de saúde, e sempre que assumi essas funções, procurei atuar com responsabilidade, eficiência e acima de tudo com muito compromisso. 

Então, acredito que por conhecerem o meu perfil, o meu trabalho  e o meu potencial para agregar o grupo na busca de unir forças, alguns colegas defenderam meu nome, e foi com essa bandeira, que me propus a ser coordenador da CIR, uma Comissão constituída por  secretários de saúde de 42 municípios, que representam aproximadamente 400 mil pessoas. Se nos unirmos teremos forças, para exigir e fazer acontecer uma melhor assistência à saúde de toda a região. 

Lucas Andrade : Quantos candidatos se colocaram a disposição  na eleição? 

Luís Pereira – Quatro secretários se manifestaram interessados, apresentando suas propostas e colocando seu nome para apreciação do colegiado, porem atendendo sugestão de alguns secretários, e com a  intermediação da Presidente do Conselho Estadual dos Secretários de Saúde do Piauí -  COSEMS-PI, a Sra.  Leopoldina Cipriano Feitosa, entramos em consenso e os quatro preencheram todos os cargos da comissão, que foi eleita por aclamação. 

Lucas Andrade : Para o Senhor o que representa ser coordenador, representando uma região de 42 municípios na área da saúde pública? 

Luís Pereira – Representa um grande desafio, uma grande responsabilidade, porem com uma perspectiva muito positiva de poder conseguir através da união de todos os municípios, contribuir para termos uma assistência à saúde com melhor qualidade e maior resolutividade na nossa região . 

Lucas Andrade : Na sua avaliação, como  está a saúde da região? 

Luís Pereira – A saúde na nossa região, há muitos anos, passa por grande dificuldade, pois o governo do estado, pouco tem feito, ou quase nada fez para melhorar. E os políticos a nível estadual e federal, que representam  essa região não tem demonstrado grande interesse em comprar a briga em defesa de uma estruturação adequada, e consequentemente outras regiões com população bem menor, vem conseguindo viabilizar recursos para melhorar sua estrutura física e em consequência, garantir recursos, que oferecerão condições para implantação de  serviços que seriam estrategicamente, bem mais apropriados a serem implantados e executados na Regional  de Picos, pois atenderia uma população de 352.342 pessoas que habitam 42 municípios, e que fica geograficamente bem melhor localizada. 

Lucas Andrade : Em Pio IX, quais os avanços significativos de sua gestão a frente da pasta? 

Luís Pereira – A efetivação da descentralização do atendimento, e as ações preventivas ,eu considero o maior avanço,  temos  08  equipes da Estratégia Saúde da Família e 06 equipes de Saúde Bucal, atendendo na sede e nos mais diversos pontos do município. Realizando consultas e ações preventivas que em muito vem contribuindo para que a nossa população tenha mais saúde e viva melhor.  

Mas também,  podemos destacar várias ações que contribuíram e  muito estão  contribuindo, para que esses avanços se efetivem,  e que aconteceram graças ao nosso esforço e empenho: 

•Conclusão das obras de 04 Unidades Básicas Saúde; 

•Conclusão da academia de saúde; 

•Ampliação de mais 02 equipe  de Estratégia Saúde da Família e 01 de equipe saúde bucal , ficando com 08 equipes saúde da família e 06 equipes de saúde bucal; 

•Reterritorialização das equipes  de saúde da família, o que possibilitou a ampliação do serviço e um melhor atendimento; 

•Adesão à última etapa do Programa “Mais Médicos”; 

•Implantação do Programa Nacional de Controle do Tabagismo- PNCT; 

•Ampliação do número de próteses dentárias, do Laboratório Regional de Prótese Dentária ; 

•Continuidade e conclusão do Projeto Percursos Formativo da RAPS- que possibilitou troca de experiência em saúde mental com profissionais de diversos estados; 

•Implantação de serviços diagnósticos, tais como: teste da orelhinha e ECG (eletrocardiograma); 

 •Organização e agilização no atendimento, através do CEIR Móvel, às necessidades das pessoas portadoras de deficiência física ou motora, com fornecimento de equipamentos de  órteses e próteses, cadeiras de rodas e de banho, calçados para pés de diabéticos, muletas e andadores; 

•Implantação do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus); 

•Disponibilização dos Testes Rápidos de HIV e Sífilis; 

•Instalação da sala do conselho municipal de saúde; 

•Novas instalações do setor administrativo; 

•Reforma da Unidade Básica de Saúde de São Bento; 

•Organização e Implantação de sistema local de agendamento para exames e consultas especializadas, acabando com as grandes filas; 

Lucas Andrade : O que precisa mudar na saúde de Pio IX? 

Luís Pereira – Sonhamos com 09 equipes da Estratégia Saúde da Família  e 09 equipes de Saúde Bucal em ação, distribuídas estrategicamente  e funcionando em espaços e instalações adequadas, pois isso representaria uma cobertura satisfatória no atendimento à nossa população. 

Sonhamos com o Hospital D. Lourdes Mota, com sua estrutura recuperada e oferecendo um bom serviço de urgência e emergência e ainda com o seu centro cirúrgico funcionando e realizando cirurgias. 

E além disso, ainda sonhamos em contarmos com Ambulâncias equipadas adequadamente e em bom estado de conservação, para podermos transportar os usuários, de forma mais confortável, digna,  segura e satisfatória. 

Sonhamos com um serviço de saúde, mais humanizado e eficiente, onde a parte preventiva seja a principal bandeira, mas nunca esquecendo que um bom atendimento de urgência e emergência sempre será indispensável.  

Se conseguirmos realizar esses sonhos, acredito que estamos realizando aquilo que precisa mudar na saúde de Pio IX. E acredito que conseguiremos, pois esse meu sonho, é também um sonho da Prefeita Regina Coeli,  que é uma prefeita comprometida com a saúde, e acima de tudo, com o bem estar da nossa população. 

Lucas Andrade : Sua Mensagem Final

Luís Pereira – A minha mensagem é de otimismo e esperança,  pois temos uma equipe competente na Secretaria de Saúde de Pio IX, espero conseguir a união de todos os secretários de saúde da região,   e como não somos acomodados, posso afirmar, que não iremos parar de trabalhar e enquanto estivermos à frente da Secretaria Municipal de Saúde, e a frente da CIR -Comissão de Intergestores Regionais, lutaremos incansavelmente para conseguir oferecer um serviço de prevenção com eficiência, um atendimento ambulatorial de qualidade,  um atendimento de urgência, emergência satisfatório, e uma cobertura em média alta complexiade , de forma especializada e humanizada, para o povo de Pio IX e de toda essa região. 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS
Slides não definidos